Sucesso Bambuí FM
Bambuí, Segunda-feira - 14 de Outubro de 2019
Clique para Ouvir a Sucesso Bambuí FM
Peça Sua Música
NO AR AGORA  |  12:00 ás 16:00 - Na onda da Sucesso
NOTÍCIAS
Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo morre aos 95 anos em Belo Horizonte
Arquidiocese de Belo Horizonte confirmou o falecimento do cardeal e arcebispo emérito nesta terça-feira
Morreu em Belo Horizonte, aos 95 anos, dom Serafim Fernandes Araújo, arcebispo emérito da Arquidiocese da capital mineira. A causa da morte ainda não foi divulgada. Segundo pessoas próximas ao religioso, ele passou o último fim de semana internado em estado grave

De acordo informações publicadas no Twitter do Clube Atlético Mineiro, time do coração do cardeal, o velório será realizado na tarde desta terça-feira (8), na Igreja da Boa Viagem, durante três dias. O sepultamento estaria marcado para sexta-feira (11), no mesmo local. A assessoria da arquidiocese, no entanto, não confirmou o fato. 

Dom Serafim foi arcebispo metropolitano de Belo Horizonte  entre 1986 e 2004, quando foi sucedido por dom Walmor Oliveira de Azevedo. Conhecido pela expressão "Na palma da mão de Deus", foi precedido por João Resende Costa. "O arcebispo dom Walmor e os bispos auxiliares, em oração, estão unidos aos familiares, amigos e fiéis para se despedir", diz a nota de condolências publicada no site Arquidiocese na manhã desta terça-feira (8). Repercussão e homenagensO atual arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, ressaltou a atuação do cardeal no campo da educação, bem como sua dedicação à vida episcopal. “O cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo é presença admirável no coração do amado povo de Deus. Ao longo de mais de cinquenta anos de dedicação à Arquidiocese de Belo Horizonte, o cardeal deixa um legado de especiais feitos. Sua caminhada missionária fez crescer no coração de cada pessoa, principalmente cristãos católicos de nossa amada Arquidiocese, o amor a Jesus Cristo e à Igreja. Por isso também, no coração de todos estará sempre a gratidão, a admiração e o respeito por dom Serafim”, diz a nota assinada por dom Walmor no site da CNBB.
 
O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, usou sua conta no Twitter para se despedir do cardeal. "Muito contribuiu para a promoção da dignidade humana em Minas", afirmou Zema.


Atleticano fervoroso e conselheiro benemérito do time mineiro, dom Serafim também foi homenageado pelo clube. "O Atlético manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos do cardeal", diz postagem publicada nas redes sociais. 

As fundações Dom Cabral (FDC) e José Fernandes de Araújo (FJFA) também divulgaram nota lamentando a morte do religioso, um de seus fundadores. “Com uma vida dedicada extensivamente à educação, Dom Serafim foi, ao lado do Professor Emerson de Almeida, responsável pela criação da FDC em 1976”, diz a nota. “Durante mais de 40 anos, Dom Serafim foi presença fundamental em todos os momentos importantes da escola de negócios, orientando decisões e, à luz de sua sabedoria e generosidade, apontando caminhos a serem trilhados. A comunidade das duas instituições lamenta profundamente a perda do exemplo de integridade, dignidade e generosidade para todos os brasileiros”, diz o texto. 


Dom Serafim presidiu o Conselho Curador da Fundação Dom Cabral, órgão máximo da instituição, até 2015, quando passou a ser o Patrono da escola. Em 1980, ele criou a Fundação José Fernandes de Araújo para conceder bolsas de estudos a alunos de baixa renda de instituições de ensino superior. 

A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) decretou luto de três dias na instituição. Dom Serafim foi grão-chanceler e o segundo reitor da universidade, de 1960 a 1981. 

TrajetóriaContinua depois da publicidade
Nascido em 13 de agosto de 1924, dom Serafim Fernandes Araújo é de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha. O mineiro passou a infância em Itamarandiba até que, aos 12 anos, mudou-se para Diamantina, para estudar no seminário da cidade, onde se formou em Humanidades (1942) e Filosofia (1944).



Após a conclusão do Ensino Superior, o clérigo foi convidado a estudar em Roma, onde fez mestrado em Teologia e Direito Canônico na Pontifícia Universidade Gregoniana. Ordenou-se padre em 12 de março de 1949, na Catedral de São João Latrão, situada na capital italiana. O retorno ao Brasil se deu em 1951, para assumir a paróquia de Gouveia, na Região Central de Minas, onde atuou por seis anos. No mesmo período, foi capelão a Companhia Industrial de São Roberto e do 3º Batalhão Militar da Polícia Militar de Minas Gerais. Exerceu também os cargos de diretor de Ensino Religioso da Arquidiocese de Diamantina e professor de Direito Canônico no Seminário Provincial.

Em 1959, aos 34 anos, foi sagrado bispo - o mais novo a assumir o posto no Brasil. A partir de então, transferiu-se para Belo Horizonte, para ser auxiliar de dom João Resende Costa. Paralelamente à função, assumiu o cargo de vigário geral, além de professor de Cultura Religiosa da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Em 1960, tornou-se reitor da universidade. Entre 1978 e 1981, foi membro do Conselho Federal de Educação.

Arcebispo e cardealA trajetória de dom Serafim na Arquidiocese da capital mineira teve início em 31 de março de 1983, quando o clérigo tomou posse como arcebispo coadjuntor. Em 1986, tornou-se arcebispo metropolitano. Em 18 de janeiro de 1998, foi nomeado cardeal - alto cargo dentro da hierarquia da Igreja Católica, cujas atribuições incluem assistência ao papa em suas diversas decisões e competências.
 
Fonte: www.em.com.br - Cecília Emiliana Cristiane Silva - 08 de Outubro de 2019
Voltar
Subir
Curta as mais pedidas na SucessoFM.
01
Todo mundo vai sofrer - Marília Mendonça
Marília Mendonça
Todo mundo vai sofrer
Curto esta Música
Não Curto esta Música
02
Igual a ela só uma - Wesley safadão
Wesley safadão
Igual a ela só uma
Curto esta Música
Não Curto esta Música
03
Tijolão - Jorge e Mateus
Jorge e Mateus
Tijolão
Curto esta Música
Não Curto esta Música
04
Surto de amor - Bruno e Marrone part Jorge e Matheus
Bruno e Marrone part Jorge e Matheus
Surto de amor
Curto esta Música
Não Curto esta Música
05
Juntos e shallow now - Paula Fernandes part Luan Santana
Paula Fernandes part Luan Santana
Juntos e shallow now
Curto esta Música
Não Curto esta Música
06
Vivendo recaída - Lucas Reis e Thacio
Lucas Reis e Thacio
Vivendo recaída
Curto esta Música
Não Curto esta Música
07
Promises - Calvin Harris part Sam Smith
Calvin Harris part Sam Smith
Promises
Curto esta Música
Não Curto esta Música
08
I Don´t care  - Ed Sheeran part Justin Bieber
Ed Sheeran part Justin Bieber
I Don´t care
Curto esta Música
Não Curto esta Música
09
Vou ter que superar - Matheus e Kauan part Marilia Mendonça
Matheus e Kauan part Marilia Mendonça
Vou ter que superar
Curto esta Música
Não Curto esta Música
10
Cem mil - Gustavo Lima
Gustavo Lima
Cem mil
Curto esta Música
Não Curto esta Música
Endereço:
Rua Santos Dumond, 1361, N. Sra. de Fátima
Bambuí/MG - Tel.: (37) 3431.1472 / 3431.1033
Copyright © Uma empresa do Grupo Transimão
641378 VISITAS
Clique para Ouvir a Sucesso Bambuí FM
Clique e Baixe Nosso Aplicativo
HOME  |   A RÁDIO  |   EQUIPE  |   PROGRAMAÇÃO  |   NOTÍCIAS  |   EVENTOS  |   FOTOS  |   MURAL  |   CONTATO