Sucesso Bambuí FM
Bambuí, Segunda-feira - 18 de Fevereiro de 2019
Clique para Ouvir a Sucesso Bambuí FM
Peça Sua Música
NO AR AGORA  |  00:00 às 05:00 - Programação Rede Itasat
NOTÍCIAS
Moradores de Itatiaiuçu são evacuados após sirene alertar sobre risco em barragem
Moradores do povoado de Pinheiros, em Itatiaiuçu, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram retirados de suas casas após soar a sirene que alerta sobre o risco de rompimento da barragem Mina de Serra Azul, que pertence a ArcelorMittal.

A mineradora informou que aproximadamente 200 pessoas que moram a 5 km de distância da barragem foram transferidas para acomodações temporárias. "Os membros da comunidade permanecerão acomodados no novo local enquanto testes adicionais estão em andamento e até que a segurança da barragem de rejeitos possa ser 100% garantida", declarou a ArcelorMittal. Apesar do risco, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) informou que alguns se recusaram a deixar seus imóveis e permanecem no povoado. 

A sirene tocou por volta das 4h desta sexta-feira (8), depois que a mineradora detectou, durante vistoria, instabilidade da mina. O tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador da Cedec, contou que representantes da ArcelorMittal entraram em contato informando o problema por volta 2h e, momentos depois, os moradores foram cadastrados e transferidos de local.

Precaução

A ArcelorMittal garantiu que tomou a decisão de colocar em prática o plano de evacuação após realizar novas e minuciosas inspeções e auditorias. "Empregando uma metodologia mais conservadora, a auditoria independente responsável pela declaração de estabilidade revisou o último relatório e adotou para a barragem um Fator de Segurança mais restritivo", explicou.

Em caso de colapso da barragem, conforme a própria mineradora, os rejeitos vazariam por no máximo 5km. "Esta é uma medida puramente de precaução, visto que a comunidade se situa a 5 km de distância da barragem. A empresa concluiu que não se pode correr absolutamente nenhum risco, e que, apesar do transtorno para a comunidade, esta é a decisão correta".

No comunicado, a empresa também pediu desculpas à população e aos trabalhadores da mina. "Procuraremos retornar as pessoas para suas casas o tão logo possível, embora à esta altura não seja possível dizer quando será. Agradecemos a compreensão dos empregados e da comunidade, neste momento difícil", declarou o presidente ArcelorMittal Brasil,  Benjamin Baptista.

A mina

A mina de Serra Azul produz 1.2 milhões de toneladas de concentrado e minério granulado. A barragem de rejeitos, que é do tipo à montante, tem estado desativada desde outubro de 2012. É a única do tipo “à montante” dentre as barragens da empresa.

Barão de Cocais

Também nesta madrugada, uma sirene tocou em Barão de Cocais, na região Central de Minas. Cerca de 500 pessoas das comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras, que moram próximo à barragem Sul Superior da Mina Gongo Soco, deixaram suas casas. A barragem do local pertence à Vale, responsável pela Mina do Córrego do Feijão, que rompeu em Brumadinho matando 157 pessoas. Outras 182 seguem desaparecidas.

Em Barão, a ação veio após determinação da Agência Nacional de Mineração (ANM), que foi informada que a Vale estaria dando início ao nível 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) em Gongo Soco. De acordo com a mineradora, a decisão teve caráter preventivo e aconteceu após a empresa de consultoria Walm negar a Declaração de Condição de Estabilidade à estrutura.
Fonte: Renata Evangelista - 08 de Fevereiro de 2019
Voltar
Subir
Curta as mais pedidas na SucessoFM.
01
Jenifer - Gabriel Diniz
Gabriel Diniz
Jenifer
Curto esta Música
Não Curto esta Música
02
Cem mil - Gustavo Lima
Gustavo Lima
Cem mil
Curto esta Música
Não Curto esta Música
03
Não abro mão - Maiara e Maraísa
Maiara e Maraísa
Não abro mão
Curto esta Música
Não Curto esta Música
04
Infarto - Diego e Vitor Hugo
Diego e Vitor Hugo
Infarto
Curto esta Música
Não Curto esta Música
05
Quem me dera - Marcia Felipe part Jerry smith
Marcia Felipe part Jerry smith
Quem me dera
Curto esta Música
Não Curto esta Música
06
Qualidade de vida - Simone e Simaria part. Ludimilla
Simone e Simaria part. Ludimilla
Qualidade de vida
Curto esta Música
Não Curto esta Música
07
Agora é tudo meu - Dennis DJ part. Kevinho
Dennis DJ part. Kevinho
Agora é tudo meu
Curto esta Música
Não Curto esta Música
08
Sofazinho - Luan Santana part. Jorge e Matheus
Luan Santana part. Jorge e Matheus
Sofazinho
Curto esta Música
Não Curto esta Música
09
Só pra castigar - Wesley safadão
Wesley safadão
Só pra castigar
Curto esta Música
Não Curto esta Música
10
Atrasadinha - Felipe Araújo part Ferrugem
Felipe Araújo part Ferrugem
Atrasadinha
Curto esta Música
Não Curto esta Música
Endereço:
Rua Santos Dumond, 1361, N. Sra. de Fátima
Bambuí/MG - Tel.: (37) 3431.1472 / 3431.1033
Copyright © Uma empresa do Grupo Transimão
619789 VISITAS
Clique para Ouvir a Sucesso Bambuí FM
Clique e Baixe Nosso Aplicativo
HOME  |   A RÁDIO  |   EQUIPE  |   PROGRAMAÇÃO  |   NOTÍCIAS  |   EVENTOS  |   FOTOS  |   MURAL  |   CONTATO