Sucesso Bambuí FM
Bambuí, Sábado - 22 de Setembro de 2018
Clique para Ouvir a Sucesso Bambuí FM
Peça Sua Música
NO AR AGORA  |  -
NOTÍCIAS
Rosa Weber nega pedido do PT para adiar prazo de substituição de Lula
Se não trocar Lula por Fernando Haddad até a noite da terça-feira (11), o PT pode ficar sem coligação nas eleições presidenciais em outubro

(foto: Carlos Moura/Ascom/TSE )

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, decidiu na noite deste domingo (09) encaminhar ao Supremo Tribunal Federal (STF) o recurso extraordinário apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra a decisão do TSE que negou o seu registro como candidato. 

Por outro lado, a ministra manteve esta terça-feira (11) como a data-limite para a substituição de Lula, negando a prorrogação que a defesa insistiu para obter até o dia 17. Se não trocar Lula por Fernando Haddad até a noite da terça-feira, o PT pode ficar sem coligação nas eleições presidenciais em outubro.

"O simples enunciar das teses debatidas pelo colegiado evidencia relevante questão constitucional a recomendar juízo positivo de admissibilidade ao recurso extraordinário, com a consequente submissão do feito à análise da Suprema Corte brasileira", escreveu Rosa em sua decisão que admitiu a admissibilidade.

A defesa de Lula, que tem insistido para que o STF dê a palavra final sobre a candidatura, considerou a decisão positiva porque Rosa Weber reconheceu que há questões constitucionais envolvidas no caso, conforme vinha sendo alegado. Agora, a defesa do ex-presidente vai apresentar dois pedidos de liminares ao ministro do STF Celso de Mello, um para aceitar o registro em caráter liminar, suspendendo a decisão do TSE, e outro para que ele pelo menos interrompa o prazo de substituição até que o plenário do Supremo se pronuncie.

Mello rejeitou na última quinta-feira decidir sobre o caso porque faltava a admissão do recurso apresentado no TSE. Agora que Rosa Weber reconheceu que há questões constitucionais sobre o tema, a defesa espera que Celso de Mello possa decidir a favor de Lula.

A rejeição do adiamento do prazo de substituição, por outro lado, deixa o plano de manter Lula candidato numa situação delicadíssima, de acordo com a própria argumentação dos advogados na peça apresentada às 20h deste domingo reforçando o pedido de mais 6 dias. "A decisão do TSE não é apenas exarada em sede originária, mas, pior do que isso, é proferida de maneira final e conclusiva, pois fatalmente não haverá tempo hábil para qualquer pronunciamento do Supremo Tribunal Federal", disseram os advogados.

A expectativa é que advogados de Lula façam entre esta segunda-feira e amanhã um corpo a corpo no Supremo Tribunal Federal em busca de uma decisão em tempo relâmpago para que não haja a substituição definitiva sem que o tribunal se pronuncie.

A defesa argumenta que a decisão do plenário do TSE deve ser revista com base no pronunciamento do Comitê de Direitos Humanos da ONU, que no dia 17 de agosto solicitou que o Brasil "tome todas as medidas necessárias para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva possa desfrutar e exercer seus direitos políticos, enquanto esteja na prisão, como candidato para as eleições presidenciais".

Fachin foi o único ministro do TSE que entendeu que o posicionamento do comitê da ONU deveria afastar a inelegibilidade de Lula e permitir sua candidatura. A ministra Rosa Weber também divergiu, mas apenas parcialmente, ao defender o direito de o ex-presidente aparecer no horário eleitoral na condição de candidato. As duas divergências são outro fator utilizado na argumentação da defesa de Lula para ter o caso julgado no STF.

No sábado e no domingo, os advogados de Lula fizeram e reiteraram um pedido para que Rosa Weber prorrogasse até o dia 17 o prazo para a troca de candidato. A defesa alega que é "dramático e injusto" privar o Lula de ter analisado no Supremo o recurso contra a decisão que negou o registro de Lula. Se Rosa não conceder a liminar, o partido tem até as 19h da terça-feira, 11, para nomear Fernando Haddad como candidato.
Fonte: Estadão Conteúdo - 10 de Setembro de 2018
Voltar
Subir
Curta as mais pedidas na SucessoFM.
01
Olha ela aí - Eduardo Costa
Eduardo Costa
Olha ela aí
Curto esta Música
Não Curto esta Música
02
Largado às traças - Zé Neto e Cristiano
Zé Neto e Cristiano
Largado às traças
Curto esta Música
Não Curto esta Música
03
Ao vivo e a cores - Matheus e Kauan part Anitta
Matheus e Kauan part Anitta
Ao vivo e a cores
Curto esta Música
Não Curto esta Música
04
Não fala não pra mim - Humberto e Ronaldo part Jerry Smith
Humberto e Ronaldo part Jerry Smith
Não fala não pra mim
Curto esta Música
Não Curto esta Música
05
É natural - Ferrugem Part Bruno Cardoso
Ferrugem Part Bruno Cardoso
É natural
Curto esta Música
Não Curto esta Música
06
Propaganda - Jorge e Mateus
Jorge e Mateus
Propaganda
Curto esta Música
Não Curto esta Música
07
In my feelings - Drake
Drake
In my feelings
Curto esta Música
Não Curto esta Música
08
Jogando sujo - Ludimila
Ludimila
Jogando sujo
Curto esta Música
Não Curto esta Música
09
Um sinal - Ivete Sangalo part Melim
Ivete Sangalo part Melim
Um sinal
Curto esta Música
Não Curto esta Música
10
Havana - Cmila Cabello
Cmila Cabello
Havana
Curto esta Música
Não Curto esta Música
Endereço:
Rua Santos Dumond, 1361, N. Sra. de Fátima
Bambuí/MG - Tel.: (37) 3431.1472 / 3431.1033
Copyright © Uma empresa do Grupo Transimão
608783 VISITAS
Clique para Ouvir a Sucesso Bambuí FM
Clique e Baixe Nosso Aplicativo
HOME  |   A RÁDIO  |   EQUIPE  |   PROGRAMAÇÃO  |   NOTÍCIAS  |   EVENTOS  |   FOTOS  |   MURAL  |   CONTATO