Sucesso Bambuí FM
Bambuí, Domingo - 12 de Janeiro de 2025
Clique para Ouvir a Sucesso Bambuí FM
Peça Sua Música
NO AR AGORA  |  -
NOTÍCIAS
Morte de macacos expande alerta para a febre amarela
Funed analisa amostras colhidas dos corpos de sete animais em duas cidades do Norte de Minas
Suspeita de infecção de macacos por febre amarela no Norte de Minas amplia o foco de atenção para a doença no estado. Foram encontrados na região sete animais mortos, cujas vísceras foram encaminhadas para análise laboratorial em dezembro do ano passado. Na quarta-feira, no outro extremo do estado, foi confirmado o primeiro caso de contaminação humana pela enfermidade em território mineiro em 2025. O paciente é um morador de Camanducaia, no Sul de Minas. Também nessa região, dois municípios foram considerados área de epizootia. Os macacos não transmitem a doença aos humanos, mas são considerados “sentinela” da circulação do vírus. Mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes são os principais vetores no país.

No caso do Norte de Minas, os macacos mortos foram encontrados na zona rural dos municípios de Coração de Jesus e São João do Pacuí, em ação de investigação e controle de febre amarela realizada pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros. As vísceras dos animais foram encaminhadas para o laboratório da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte no fim do mês.

O Estado de Minas entrou em contato com a Funed e com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais para saber se as análises já foram concluídas. A pasta não respondeu, enquanto o laboratório afirmou que não pode dar informações sobre resultados de exames “por motivo de confidencialidade e em observância à Lei Geral de Proteção de Dados.

Os último dados publicados pela pasta em seu site sobre suspeitas e confirmações de primatas não humanos (PNH) contaminados pela febre amarela na temporada 2024-2025 – para a febre amarela, o Ministério da Saúde considera o calendário epidemiológico entre junho de um ano e julho do seguinte – são de 4 de setembro, quando havia quatro epizootias em investigação, 57 indeterminadas e 24 descartadas. Consultada, a assessoria da SES não informou se dispõe de alguma atualização.


Por sua vez, o Ministério da Saúde informou que, no ano passado, foram confirmados sete casos de febre amarela em macacos. No entanto, o órgão não detalhu quando e em que municípios mineiros foram registrados os casos.

Na quarta-feira, a SES confirmou que um homem, de 65 anos, está fbre amarela, configurando o primeiro caso da doença em Minas neste ano. O morador de Camanducaia está internado em um hospital de São Paulo, onde faz tratamento oncológico para tratar um linfoma, mas não corre risco de morte.

Em nota ao Estado de Minas, a Prefeitura de Camanducaia informou que as equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) já iniciaram o plano de ação contra a febre amarela na região. O Executivo municipal afirmou também que a vacinação, que está disponível durante todo o ano, “está sendo realizada imediatamente para todos os que ainda não foram imunizados”.


De acordo com a SES, a suspeita é de que a contaminação do paciente tenha ocorrido no sítio dele, localizado perto de Itapeva, município no Sul de Minas classificado como “área de epizootia”, devido ao surto da doença entre animais. Na mesma região de Itapeva, que integra a Unidade Regional de Saúde de Pouso Alegre, o município de Ipuiúna registrou outras duas epizootias para febre amarela neste período sazonal (2024/2025).

 
Vacinação na vizinhança


Na segunda-feira, o Ministério da Saúde entregou 100 mil doses extras de vacina contra a febre amarela para São Paulo, que faz divisa com Minas, após registros de casos da doença em macacos. Na mesma data, a Secretaria de Estado de Saúde paulista confirmou que exames realizados em quatro primatas do câmpus da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, testaram positivo para a doença.

Embora os mamíferos não transmitam a doença ao homem, a contaminação é um indicativo da circulação do vírus. Por isso, na cidade, a campanha de imunização foi intensificada. Segundo a administração municipal, equipes da Vigilância Epidemiológica da cidade iniciaram, na última sexta-feira (3/1), a aplicação de doses em pessoas que moram ou trabalham no câmpus e que nunca receberam a vacina.
 
Fonte: www.em.com.br - Laura Scardua* Clara Mariz Foto: SRS Montes Claros/Divulgação - 10 de Janeiro de 2025
Voltar
Subir
Curta as mais pedidas na SucessoFM.
01
Descer pra BC - Brenno e Matheus
Brenno e Matheus
Descer pra BC
Curto esta Música
Não Curto esta Música
02
Vai Lá - Maiara e Maraisa
Maiara e Maraisa
Vai Lá
Curto esta Música
Não Curto esta Música
03
Apaguei pra todos - Ferrugem e Sorriso Maroto
Ferrugem e Sorriso Maroto
Apaguei pra todos
Curto esta Música
Não Curto esta Música
04
Alguma Coisa - Henrique e Juliano
Henrique e Juliano
Alguma Coisa
Curto esta Música
Não Curto esta Música
05
Sujeito homem - Guilherme e Benuto
Guilherme e Benuto
Sujeito homem
Curto esta Música
Não Curto esta Música
06
Die Wiht a smile - Lady Gaga and Bruno Mars
Lady Gaga and Bruno Mars
Die Wiht a smile
Curto esta Música
Não Curto esta Música
07
Sabrina Carpenter
Espresso
Curto esta Música
Não Curto esta Música
08
Me caiu tão bem - Murilo Huff e Gustavo Mioto
Murilo Huff e Gustavo Mioto
Me caiu tão bem
Curto esta Música
Não Curto esta Música
09
Maliciosa - Ludimilla
Ludimilla
Maliciosa
Curto esta Música
Não Curto esta Música
10
APT - Rosé part Bruno Mars
Rosé part Bruno Mars
APT
Curto esta Música
Não Curto esta Música
Endereço:
Rua Santos Dumond, 1361, N. Sra. de Fátima
Bambuí/MG - Tel.: (37) 3431.1472 / 3431.1033
Copyright © Uma empresa do Grupo Transimão
925185 VISITAS
Clique para Ouvir a Sucesso Bambuí FM
Clique e Baixe Nosso Aplicativo
HOME  |   A RÁDIO  |   EQUIPE  |   PROGRAMAÇÃO  |   NOTÍCIAS  |   EVENTOS  |   FOTOS  |   MURAL  |   CONTATO